ODISSEIA Corrida de Aventura 2020

06, 07 e 08 de Março



Visão geral

 

Com pistas 60km e 130km, para Duplas Mistas, Duplas Masculinas, Duplas Femininas e Quartetos Mistos, a ODISSEIA Corrida de Aventura estará no Estado da Paraíba em 2020.

O Local da largada/chegada/briefing da prova conta com ótima pousada pousadas oferecendo opções para todos os bolsos.

 

E por falar em bolso, você poderá escolher entre obter prazo ou preço, já que teremos várias lotes de inscrições onde os preços irão variar, entretanto você poderá SEMPRE pagar sua taxa de inscrição utilizando cartão de crédito de forma parcelada, além das opções de cartão de débito e boleto bancário. E funciona assim.....quanto antes pagar, melhores os valores da taxa de inscrição que você possuirá.

 

Em 2020 as modalidades serão:

 

Nos 60km. Quartetos Mistos ; Duplas Masculinas ; Duplas Femininas ; Duplas Mistas

1. Trekking

2. Mountain Bike

3. Travessias a nado

4. Orientação

 

Equipamentos Obrigatórios:

Por Equipe:

01 Celular Lacrado

01 Kit de Primeiros Socorros

01 Faca ou Canivete com no máximo 10cm de comprimento.

01 Bússola

01 Mapa (apenas o uso do mapa oferecido pela organização será permitido)

01 Cobertor de emergência.

 

Por competidor durante o Trekking:

01 Apito

01 Lanterna, podendo ser a mesma da Bike.

 

Por competidor durante o Mountain Bike:

01 Capacete

01 Par de luvas

01 Apito

01 Lanterna, podendo ser a mesma do Trekking

01 Iluminação traseira vermelha intermitente.

 

Por competidor durante a travessia a nado:

01 Apito

01 Colete salva vidas

 

 

120km. Quartetos Mistos ; Duplas Masculinas ; Duplas Femininas ; Duplas Mistas.

1. Trekking

2. Mountain Bike

3. Travessias a nado

4. Orientação

5. Canoagem

 

Equipamentos Obrigatórios:

Por Equipe:

01 Celular Lacrado

01 Kit de Primeiros Socorros

01 Faca ou Canivete com no máximo 10cm de comprimento.

01 Bússola

01 Mapa (apenas o uso do mapa oferecido pela organização será permitido)

04 Cobertores de emergência.

 

Por competidor durante o Trekking:

01 Apito

01 Lanterna, podendo ser a mesma da Bike.

 

Por competidor durante o Mountain Bike:

01 Capacete

01 Par de luvas

01 Apito

01 Lanterna, podendo ser a mesma do Trekking

01 Iluminação traseira vermelha intermitente.

 

Por competidor durante a travessia a nado:

01 Apito

01 Colete salva vidas

 

Por competidor durante a Canoagem:

01 Apito

01 Colete salva vidas

 

IMPORTANTE: Durante a noite, na canoagem, a equipe deverá ter em funcionamento, na proa de cada embarcação (caiaque) uma iluminação sinalizadora, que pode ser a mesma da bike ou trekking. Deverá ter também na popa de cada embarcação outra sinalização luminosa.

 

Local da prova: Será informado com bastante brevidade. Fique atento aos informativo

 

Valores das diárias:

Apts Quadruplos ........................................................ R$ 

Apts Triplos .............................................................. R$ 

Apts Duplos .............................................................. R$

Quartos coletivos (Alojamento com café da manhã)....... R$

 

Cronograma:

Dia 06 de março 2020

- 19:00 Briefing para todas as pistas

- Entrega dos kits das equipes

 

Dia 07 de março de 2020

8:00 - Largada para todas as pistas.

Por volta das _ _ - Premiação das equipes na pista de 60km. (Premiação realizada no momento do cruzamento da linha de chegada)

Dia 8 de março de 2020

- Chegada das equipes na pista de 120km.

- Premiação das equipes na pista de 120km (premiação realizada no momento do cruzamento da linha de chegada)

 

PRAZOS E VALORES

 

Pista de de 60km

1º Lote - 21 de março de 2019 a 21 de junho de 2019: R$ 157,00 por pessoa

2º Lote - 22 de junho de 2019 a 22 de setembro de 2019: R$ 177,00 por pessoa

3º Lote - 23 de setembro de 2019 a 23 de dezembro de 2019: R$ 187,00 por pessoa

4º Lote - 24 de dezembro de 2019 a 20 de fevereiro de 2020: R$ 197,00 por pessoa

 

Pista de de 120km

1º Lote - 21 de março de 2019 a 21 de junho de 2019: R$ 220,00 por pessoa

2º Lote - 22 de junho de 2019 a 22 de setembro de 2019: R$ 240,00 por pessoa

3º Lote - 23 de setembro de 2019 a 23 de dezembro de 2019: R$ 260,00 por pessoa

4º Lote - 24 de dezembro de 2019 a 20 de fevereiro de 2020: R$ 280,00 por pessoa

 

Inscrições: Click AQUI PARA CORRER A PISTA DE 60km ; AQUI PARA CORRER A PISTA DE 120KM ; realize a inscrição de sua equipe. A inscrição é realiza de forma individual. Ao final da inscrição realizada, os membros da equipe receberão em seus e-mail uma confirmação automática de inscrição.

 

 

 

Regulamento

ODISSEIA 2020 – Corrida de Aventura REGULAMENTO

Equipe: São os participantes devidamente cientes dos termos do presente regulamento e inscritos na prova.

2. As equipes participantes podem ser: 2.1. Quartetos mistos e não mistos – Apenas os quartetos mistos e femininos marcam pontos. 2.2. Duplas Femininas 2.2. Duplas Masculinas 2.3. Duplas Mistas.

3. PC: Posto de controle é de passagem obrigatória para todas as equipes, situados ao longo do percurso e que devem ser alcançados na ordem escolhida pela organização, onde as mesmas confirmarão a hora de sua chegada e saída junto ao gerente de PC. Para que seja válida a passagem pelo PC, o capitão deve assinar o relatório de PC e adquirir os códigos junto ao gerente de PC, em seu cartão controle. Na falta da assinatura ou do código, a equipe será desclassificada. As equipes podem descansar ou passar a noite, sem usufruir de nenhuma ajuda nos postos de controle. Depois de julgar se há risco à integridade mental e física de qualquer participante, cabe a organização e aos gerentes dos PC's, permitir a continuação de qualquer equipe na corrida.

4. AT: Área de Transição. Local onde acontece a troca de uma modalidade para outra. Exemplo: de Mountain Bike para Trekking.

5. Jornalista: Pessoa credenciada para esta categoria, autorizado apenas a registrar imagens da corrida entrevistar qualquer participante das equipes fora do período de cumprimento do percurso definido pela organização.

6. Gerentes de PC: São os responsáveis pelo preenchimento dos relatórios de PC e da marcação dos cartões controle das equipes participantes assim como pela observação do desenvolvimento de cada etapa da prova.

7. Cumprimento das Regras: As provas dão aos participantes a chance de passar por locais pouco explorados, sempre com a preocupação de preservar o meio ambiente. Isto vale aos organizadores, equipes, jornalistas, gerentes e público. Todos participantes da equipe, jornalistas e gerentes), somente poderão participar das provas se aceitarem todos os termos deste regulamento. Os organizadores isentam-se de quaisquer responsabilidades do descumprimento de qualquer item deste documento pelos participantes. Esta é uma competição válida pelo Circuito Nordestino de Aventura - CNA 2020.

8. Regras Gerais: As regras abaixo especificadas devem ser seguidas durante toda a prova, por qualquer pessoa envolvida direta ou indiretamente: 8.1. Não será permitido o uso de fogueiras durante a realização da prova. Também não será permitido o corte de árvores, arbustos, etc. para quaisquer fins. 8.2. Não jogar lixo de qualquer espécie na mata ou em áreas públicas, principalmente embalagens de alimentação, detritos industrializados e não degradáveis. 8.3. Trekking: É proibida a abertura de trilhas na mata. Onde estas já existirem, fica permitida a sua utilização. Preserve toda forma de vida selvagem que encontrar durante a prova e saiba identificar os animais perigosos. 8.4. Mountain Bike: Caso existam seções onde as bicicletas percorram ruas pavimentadas, neste caso, siga as regras de trânsito. 8.5. Dejetos: Em locais onde não haja sanitários, todos os dejetos (fezes) deverão ser enterrados e todos os materiais para higiene deverão ser levados consigo e depositados em locais apropriados nos PC's. Nota: Todos os participantes devem conhecer os procedimentos de emergência e primeiros socorros ao se depararem com animais perigosos. Em caso de ataques, mordidas ou picadas de animais peçonhentos, acidentes e situações de risco de vida, os competidores envolvidos são obrigados a seguirem as regras de segurança e acionar o resgate ou procurar socorro.

9. Alimentação e Logística: A equipe deverá ser totalmente auto-suficiente e será ela mesma responsável pela comida e bebida (inclusive água) de seus integrantes durante toda a duração da prova. O abastecimento de água para as equipes é de total responsabilidade de seus membros, não cabendo a organização da prova esta tarefa.

10. Equipamentos Obrigatórios Individuais: Cada participante deverá ter, durante toda a duração da prova, os equipamentos obrigatórios correspondentes à modalidade esportiva em desenvolvimento e devem estar preparados a apresenta-los aos gerentes de PC, a qualquer momento. 10.1. Equipamento Individual obrigatório para Mountain Bike: Capacete; 01 par de luvas; Uma lâmpada estroboscópica (do tipo vermelha p.ex.); Lâmpada frontal (pode ser a mesma do Trekking); 10.2. Equipamento individual obrigatório para Trekking: Lanterna (pode ser a mesma do mountain bike) Apito. 10.3. Equipamento individual obrigatório para Natação Colete salva-vidas (Pelo menos 20Kg acima do seu peso normal); Apito. 10.4 Equipamento individual obrigatório para Técnicas Verticais: 01 Cinto Abdominal (cadeirinha de escalada) ; 01 Fita Tubular ; 01 Mosquetão com Trava. Nota – A Organização de prova estará oferecendo a locação destes equipamentos do item 10.4. Os equipamentos locados estarão na AT e o pagamento desta locação deve ser feito no momento que a equipe retirar suas camisas e mapa de competição. Notas - O não uso dos equipamentos obrigatórios de segurança citados acima, acarretará em penalizações, retenção da equipe e/ou desclassificação. A falta do uso de capacete durante as técnicas verticais, montain bike, etapa de montanha ou em qualquer situação onde a organização exija seu uso, acarretará em desclassificação da equipe. A falta deste equipamento, constatado numa checagem de equipamentos ou por solicitação de um membro da organização, acarretará na retenção da equipe até sua reposição. A falta de qualquer item no kit de técnicas verticais, bem como capacetes e coletes salva-vidas, constatada antes da passagem por trechos da prova onde o uso destes seja de uso obrigatório, ou numa checagem de equipamentos, acarretará na retenção da equipe até a reposição deste equipamento. Não será aceito nenhuma adaptação, criação, confecção ou recondicionamento com a finalidade de retificação ou substituição dos seguintes equipamentos de segurança individuais: CAPACETE, COLETE SALVA-VIDAS, CADEIRINHAS DE ESCALADA, FITAS TUBULARES, E MOSQUETÕES. Todos os equipamentos citados deverão preservar a real condição e características de um produto comercializado com a finalidade de proteção do indivíduo.

11. Equipamentos obrigatórios por equipe: Além do equipamento individual obrigatório, cada equipe deverá ter e em perfeito estado de funcionamento, os equipamentos abaixo e durante toda a prova, independente da modalidade esportiva que se encontrar. As equipes deverão apresentar, a qualquer momento, os equipamentos obrigatórios quando solicitados pelos gerentes de PC.: 01 aparelho celular, em condições de uso, que será lacrado pela organização e só deverá ser usado para acionar o resgate; 01 Kit de primeiros socorros; Mapas (fornecidos pelos organizadores); 01 Bússola; 04 Cobertores de emergência. (tipo alumínizada) ;

12. Equipamento de Primeiros Socorros Obrigatório: Cada equipe deverá ter, por toda a duração da prova e será conferido no dia da apresentação da equipe e antes do início de cada etapa, um estojo de primeiros socorros. O equipamento de primeiros socorros ainda poderá ser checado a qualquer tempo pelos organizadores durante a prova. Nota: Fica a critério de cada participante os itens que compõem este kit de primeiros socorros.

13. Equipamentos Proibidos: Armas (qualquer outra faca que não seja a obrigatória); Qualquer outro meio de transporte, que não seja o especificado pela organização; GPS e qualquer outro equipamento de orientação eletrônica; Mapas que não os fornecidos pela organização do evento; Nota: A posse dos equipamentos mencionados ou semelhantes resultará na desclassificação imediata da equipe.

14. Equipamentos fornecidos pela organização: Mapas; Camisas de Identificação/competição.

15. Bicicletas: Após cada seção de Mountain Bike, caso a equipe ache necessário, poderá ela sem ajuda de outras pessoas, desmontar e acomodar suas bicicletas em bolsas, caixas ou o que o valha, para que seja feito seu transporte. A retirada das bicicletas destas acomodações, como sua montagem, continuará a cargo exclusivo da equipe.

16. Segurança 16.1. Procedimento em caso de perigo: Em caso de emergência a equipe deve abrir o lacre do aparelho celular e acionar o resgate o mais rápido possível. A abertura deste lacre causa a desclassificação imediata da equipe. Caso não haja sinal no aparelho comunicador, um membro da equipe deverá se deslocar até o PC (Posto de Controle) mais próximo e acionar o resgate. Os demais membros deverão ficar com o membro ferido e executar os procedimentos de primeiros socorros. Ainda em caso de emergência, as equipes também devem chamar a atenção dos veículos oficiais da prova que OCASIONALMENTE estarão passando por PARTES do percurso. Lembramos que devido ao isolamento de algumas áreas da prova é impossível o trânsito de veículos. O modo mais eficaz para atrair a atenção durante a noite é com a luz estroboscópica. Lembre-se: o resgate ou a assistência é extremamente difícil e perigoso. Em caso de impossibilidade de resgate imediato à noite, os participantes, cientes da ocorrência, deverão se agrupar e aguardar até a luz do dia para a assistência. 16.2. Pessoas em perigo: Cada participante é responsável por ajudar outro em CASO DE PERIGO, independente da equipe que pertença. A omissão de Página 5 de 11 socorro implicará na desclassificação da competição. 16.3. Condições climáticas: Certas condições climáticas obrigarão os organizadores a cancelar, por motivos de segurança, o cumprimento de determinadas etapas pelas equipes. O cancelamento poderá ocorrer mesmo antes do final da etapa em desenvolvimento e mesmo que alguma das equipes competidoras já tenha concluído a etapa. No caso de cancelamento de uma etapa, os eventuais resultados das equipes que já a tenham concluído, serão desconsiderados. Os organizadores determinarão quais percursos poderão ser iniciados ou concluídos quando se suspeitar que ocorrerá perigos à vida dos competidores por causa das condições climáticas. 16.4. Colete Salva-Vidas: Os coletes salva-vidas deverão ser usados durante toda a permanência da equipe em rio/mar/lago sendo passivas de desclassificação as equipes que não o fizerem. 16.5. Capacete: Durante a etapa de canoagem, mountain bike, técnicas verticais e montanhismo, o uso de capacete também será obrigatório acarretando desclassificação da equipe em caso de não cumprimento.

17. Seguro 17.1. Primeiros Socorros: A competição terá um serviço de primeiros socorros durante toda a prova a fim de oferecer alguma segurança aos participantes, como equipe de resgate por terra. A equipe de Primeiros socorros estará disponível 24 horas por dia, dentro das possibilidades, cuidando de casos de ferimentos leves. Esta equipe terá os equipamentos básicos necessários: - remédios, gazes, esparadrapos, etc., e o uso de atendimento médico não desclassificará ou mesmo significará penalidade à equipe recorrente observadas todas as condições do regulamento. Em caso de falha deste serviço a própria equipe é responsável pelo tratamento dos ferimentos leves. 17.2. Serviços médicos hospitalares: Qualquer participante que, durante a prova, necessite de cuidados médicos em hospital, se possível, será transportado até o mais próximo. Devido a política brasileira de saúde, deverá ser paga pelo próprio ferido ou membro da sua equipe, a conta do hospital antes da data de alta do paciente.

18. A Prova 18.1. Tempo: Os organizadores manterão a cronometragem oficial para a prova. O período de tempo válido para a classificação inicia-se quando da partida e finaliza-se quando a última equipe cruzar a linha de chegada. Cortes nas etapas subseqüentes serão estabelecidos às equipes que não tiverem cumprido etapas anteriores dentro do tempo máximo previsto. Estes cortes se aplicarão em determinados Postos de Controle, suprimindo etapas inteiras, avançando-se para outra ou não. Caso se faça necessário, cortes adicionais poderão ser estabelecidos pela organização, durante a prova. O não cumprimento de qualquer etapa dentro do tempo máximo estipulado pelos organizadores constitui em desclassificação ou mudança de categoria de acordo com o definido no congresso técnico. 18.2. Classificação: A colocação das equipes inscritas é proporcional ao tempo para o cumprimento de todas as etapas juntas. Assim, vencerá a equipe que passar por todos os PC's, cometer o menor número de infrações e cruzar a linha de chegada com a equipe completa conforme sua inscrição em primeiro lugar. A não passagem ou registro da equipe por algum PC ou o não cumprimento das modalidades e mesmo suas fases, desclassificará a equipe no momento que o fato for percebido pela a organização de prova, mesmo após o seu encerramento. 18.3. Postos de controle (PC): Todos competidores são obrigados a assinar a planilha de passagem existente em todos os postos de controle (PC). Somente os gerentes de PC terão direito de manipular este relatório de PC. As equipes devem seguir as instruções dos postos de controle, pois as falhas incorrerão em penalidades ou exclusão da equipe da prova. Os postos de controle deverão ser alcançados conforme a seqüência definida pelos organizadores em forma de números no race book e no mapa de prova. Todos os competidores devem entrar e sair juntos dos postos de controle. O não cumprimento da seqüência de ingresso nos PCs será considerado como falta. A alternativa da equipe competidora, neste caso, será não registrar seu ingresso no PC indevido e retomar o curso do PC da seqüência oficial. A equipe dependerá, após o final da prova, da conferência de todas as planilhas de passagem, para só assim ser indicada sua classificação. Alguns postos de controle serão representados por picotadores de Orientação fixados em arvores, cercas, postes, estacas ou algo equivalente que servirão para marcar pulseiras presas no punho dos competidores. Estas pulseiras são fixadas nos punhos pela organização e sua falta no final, ou durante a prova, levará a equipe a desclassificação. Detalhes do uso do sistema de picotadores e pulseiras serão sempre descrita em detalhes durante o briefing da competição, oque possuirá peso de “complementação de regulamento”. 18.4. Alteração no percurso: A organização da prova tem o direito de alterar o percurso da prova a qualquer tempo e conforme seu critério, sem aviso prévio.

19. Equipe 19.1. Integrantes: Após a largada, não é permitida alteração na formação da equipe, nem mesmo de participantes com problemas comprovadamente de saúde. Os organizadores, caso concluam o descumprimento desta condição, impugnarão tal inscrição no momento da constatação. 19.2. Responsabilidade: Cada participante é responsável pelo seu equipamento durante toda a prova. O participante deve ser capaz de julgar se deve começar a prova. Tendo-o feito, deve sempre avaliar se convém continuar a competir. A organização se reserva ao direito de, após avaliação, impedir um competidor inscrito de iniciar ou prosseguir na prova. É exigido que cada participante assine o documento responsabilizando-se pelas conseqüências e veracidade dos dados ali contidos, sobre sua experiência e condição pessoal, antes de ser permitido seu ingresso à competição. Todos os participantes deverão preencher e assinar um termo de responsabilidade por sua segurança durante o período da prova. 19.3. Leis Locais: Os organizadores não serão responsabilizados por atos ou comportamento dos participantes que venham a infringir as Leis do Município e/ou Estado visitado, sejam eles intencionais ou mesmo por desconhecimento. 19.4. Idade Mínima: Todos os competidores deverão ter, no mínimo, 18 anos completos. 19.5. Hierarquia: As equipes inscritas deverão organizar-se conforme a seguinte hierarquia: Capitão, membro 1 membro 2, membro 3; 19.6. Habilidade: Será obrigatório a todos os componentes de equipes declarar que possuem conhecimento e habilidade para o desempenho das modalidades solicitadas. 19.7. Equipamentos Eletrônicos: Todo e qualquer tipo de rádio, outro telefone celular (que não seja o lacrado pela organização), são PROIBIDOS, assim como todo o equipamento de posicionamento de navegação via satélite (ex.GPS). Seu uso ou simplesmente a posse destes resultará na desclassificação da equipe. 19.8. Vestimenta Oficial da Prova: Todos os participantes das equipes deverão, obrigatoriamente, usar ininterruptamente a identificação (camisa de identificação/competição) distribuída pelos organizadores da prova. Caso os participantes sejam flagrados sem esta identificação, serão desclassificados. As equipes que recortarem esta identificação receberão penalização de 2 horas ao final da prova. 19.9. Distância: Os participantes de uma mesma equipe devem obedecer a uma distância máxima de 100m entre o primeiro e ultimo integrante. 19.10. Auxílios indevidos: Qualquer ajuda que constitua benefício exclusivo à equipe, que tenha se dado por iniciativa desta e que se entenda como favorecimento ilícito, caracterizará desclassificação. Casos mais brandos de auxílio indevido serão considerados faltas penalizáveis. Para cada caso, os organizadores decidirão seu enquadramento. 19.11. Desistências: Os organizadores somente aceitarão pedidos de desistência das equipes, quando as mesmas estiverem dentro de alguns dos Postos de Controle onde será possível a remoção da equipe, no momento que este PC for desativado. Neste caso, a equipe desistente será encaminhada ao QG com o auxílio dos organizadores. No caso de desistências fora destes locais e durante o desenvolvimento de qualquer etapa, os organizadores eximem-se de qualquer responsabilidade sobre o que venha a ocorrer com as Página 8 de 11 mesmas. Pedidos de resgate apenas serão atendidos nos casos de perigo. A manutenção (alimentação, acomodação, medicamento, acompanhamento, etc.) de todos os participantes da equipe dentro da área da prova, pelo tempo que se fizer necessário, é de responsabilidade exclusiva da própria equipe.

20. REGRAS GERAIS II 20.1. Inscrição: A inscrição de cada equipe será aprovada pela organização e somente após esta aprovação será confirmada a participação da equipe na prova. Todos os documentos solicitados pela organização devidamente assinados, deverão ser entregues à organização. 20.2. Taxa de Inscrição Individual: Checar no site oficial da prova www.odss.com.br 20.3. Política de Desistência: Em caso de desistência a taxa de inscrição não será devolvida; 20.4. Alteração dos integrantes das equipes: Após realizada a inscrição, nenhuma alteração dos integrantes ou nome das equipes será permitida, com exceção de doença ou emergência. Em caso de doença antes do início da competição, o capitão da equipe, junto com a organização, determinará um substituto para o integrante. 20.5. Mapas: As cartas na escala 1:50.000 são atualizadas através dos serviços terceirizados de geo processamento seguindo as normas técnicas indicadas para estes fins. 20.6. Cancelamento da Prova: Os organizadores se reservam ao direito de cancelar a prova, a qualquer momento sem ônus para a mesma. 20.7. Vistoria: A qualquer tempo os gerentes de PC poderão solicitar a abertura de mochilas, containers, sacos ou caixas das equipes.

21. Patrocinadores 21.1. Uso da Imagem: Todos os competidores, assistentes, amigos e familiares estão incondicionalmente aceitando e concordando em serem divulgados através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas e televisão e suas imagens e entrevistas para uso informativo, promocional ou publicitário, relativos a esta competição, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, patrocinadores ou meios de comunicação. 21.2. Direitos de Produção: Filmes e fotografias relativas à prova têm o direito reservado à ODISSÉIA – Atividades Esportivas. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação dos organizadores da prova por escrito. 21.3. Desistência, Desclassificação e Penalizações: a) Desistência: Qualquer participante que desista da prova deve comunicar aos organizadores o mais rápido possível a sua decisão e deverá comunicar por escrito o motivo de sua desistência. b) Desclassificação: Se um membro de uma equipe desistir da competição, esta equipe será considerada desistente e retirada do percurso da prova ou poderá continuar com 3 (três) membros ainda desclassificada. A equipe será retirada da prova se estiver com menos de 3 membros. Em caso de congestionamento de equipes em trechos de passagem obrigatórios, as equipes desclassificadas e ainda participantes, tomarão sempre o final da fila de espera. Na existência de mais de uma equipe desclassificada e participante, a ordem de passagem neste ponto será a de chegada entre elas no local em questão. Procedimentos: Todos os participantes da equipe desistente deverão se encaminhar à área do Q.G. conforme se cientifiquem da desistência. Falha de Compreensão aos Procedimentos de Desistência: Estes procedimentos são essenciais por razões de segurança. A falha ao informar aos organizadores da prova da desistência da competição, poderá resultar a cobrança dos custos necessários para a procura e resgates eventualmente necessários e rejeição de sua inscrição em eventos promovidos pelos organizadores desta. A desistência só é possível nos Postos de Controle escolhidos para tal função com exceção de emergência médica. Fora dessas situações, os participantes são responsáveis por sua própria segurança. Depois de ser solicitada a desistência, toda a equipe deverá aguardar a chegada de um oficial da organização. Salvo emergências, os participantes da equipe desistente em nada devem depender dos organizadores e tem por obrigação não obstruir o andamento da corrida. Notas: Se a equipe perder o posto de controle (PC) determinado pela seqüência do percurso e não puder voltar para alcançá-lo, esta equipe será desclassificada. Qualquer equipe que estiver incompleta no fim da competição e que não tenha comunicado sua nova condição, será desclassificada e excluída do ranking. A equipe a qual um participante desistiu, será considerada desistente. Se a equipe separar-se com uma distância superior a 100m entre qualquer um de seus participantes, será desclassificada. Se a equipe se separar por motivos excepcionais, os organizadores discutirão a possibilidade de reunir a mesma e permitir o seu prosseguimento. Comportamento inadequado ou atentatório, degradação da natureza ou destruição de equipamento (pertencentes à organização ou à equipe) e tentativa de sabotagem, levarão à desclassificação da equipe à qual pertence o infrator. O uso de meios de transporte não autorizados pela organização resulta em desclassificação. A desobediência da equipe quanto à locação do logotipo dos patrocinadores, levará esta a permanecer na linha de partida e em todos os PC subseqüentes, até que o problema seja corrigido. Os organizadores da prova e gerentes dos Postos de Controle cobrarão o cumprimento destas regras em todo o percurso da prova. Documentação falsa de um competidor ou troca de um integrante durante a competição, levará a desclassificação da equipe, mesmo em qualquer época tal fato seja confirmado, a equipe será retirada da classificação e toda e qualquer premiação confiscada. Qualquer peça do equipamento obrigatório de segurança que não estiver em poder dos integrantes da equipe competidora, ou seja, estiver perdida, ocasionará a parada da equipe no Posto de Controle onde foi descoberta a falha, até que esta peça seja substituída. O tempo continuará correndo para esta equipe, e serão desclassificados caso o equipamento não seja substituído. Regras Rio/Mar/Lago: Qualquer tipo de lixo que venha a ser jogado em mar, rio ou lago bem como qualquer detrito deixado para trás, resultará em desclassificação da equipe. Em função da gravidade da violação às regras de Preservação do Meio Ambiente, haverá desclassificação sumária. Resgate: Qualquer operação de resgate executada pela organização levará a desclassificação da equipe resgatada. Notas: O uso de qualquer equipamento proibido, mencionado neste regulamento, resultará em desclassificação. O uso de assistência não autorizada durante o percurso da prova resultará em desclassificação. O uso de mapas que não tenham sido fornecidos pela organização resultará em desclassificação. c) Penalizações: Para cada irregularidade cometida por uma equipe que não resulte numa desclassificação, ela acumulará um ponto negativo. Cada ponto negativo adquirido representara 30 minutos de penalização somados ao seu tempo final total. Estas irregularidades constatadas pelos gerentes de PC e informadas à organização serão analisadas e receberão de 01 a 03 pontos de penalização. d) Poderá haver desclassificação de quaisquer equipes após a competição, depois de serem analisados video-tapes ou fotografias da prova. e) Zonas de Observação: Nestas áreas, os gerentes de PC terão todos os poderes de desclassificar a equipe que possuir um membro que demonstre inabilidade para execução da modalidade em desenvolvimento, pondo em risco sua segurança e dos envolvidos.

22. PÚBLICO/IMPRENSA 22.1. Assistência Jornalística: Os jornalistas deverão usar identificação fornecida pela organização da prova. 22.2. Vídeo: Será permitido o uso de câmeras pela equipe, mas a comercialização da imagem em mídia tem seus direitos reservados aos organizadores do evento. Todos os integrantes da equipe deverão assinar este documento no dia da apresentação das equipes, atestando, com isso, plena ciência dos termos definidos por este regulamento e assumindo todas as responsabilidades oriundas deste ato.